ACESSO A EDIFÍCIO NA LAGOA

A intervenção consiste na elaboração de um novo acesso de pedestres para os edifícios Vendôme e Vernon, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Construídos na década de 70, o condomínio possui espaço do térreo fluído, rodeado por jardins e arquitetura marcada pela estrutura de concreto presente em sua volumetria.   O acesso à pedestred era feito lateralmente, por uma rampa de emergência, cujo dimensionamento era destinado à veículos.

No projeto desenvolvido, propõe-se reorganizar os fluxos, de modo a criar um espaço que possibilite a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, através da criação de uma rampa, que atua como protagonista do novo acesso.  Considerou-se também seu contexto urbano de implantação, buscando, com a intervenção, não obstruir a vista para a Lagoa.

Optou-se pela especificação de materiais de alta durabilidade, que se integrassem ao ambiente construído pré-existente do condomínio. Através do uso de materiais leves, translúcidos e reflexivos, buscou-se uma intervenção mínima, que valorizasse a localização, frontal ao espelho d´água tombado da lagoa e ao maciço da Tijuca.

FICHA TÉCNICA

Projeto: Estúdio Guanabara

Projeto de Paisagismo: Embyá Paisagens e Ecossistemas

Projeto de Estrutura: Rodrigo Affonso

Construtora: A+ obras

Localização: Lagoa, Rio de Janeiro

Ano do projeto: 2013

Categoria: Projeto de arquitetura

Fase: Obra em andamento

Veja também