A intervenção consiste na elaboração de um novo acesso de pedestres para os edifícios Vendôme e Vernon, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Construídos na década de 70, o condomínio possui espaço do térreo fluído, rodeado por jardins e arquitetura marcada pela estrutura de concreto presente em sua volumetria. O acesso à pedestred era feito lateralmente, por uma rampa de emergência, cujo dimensionamento era destinado à veículos.
No projeto desenvolvido, propõe-se reorganizar os fluxos, de modo a criar um espaço que possibilite a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, através da criação de uma rampa, que atua como protagonista do novo acesso. Considerou-se também seu contexto urbano de implantação, buscando, com a intervenção, não obstruir a vista para a Lagoa.
Optou-se pela especificação de materiais de alta durabilidade, que se integrassem ao ambiente construído pré-existente do condomínio. Através do uso de materiais leves, translúcidos e reflexivos, buscou-se uma intervenção mínima, que valorizasse a localização, frontal ao espelho d´água tombado da lagoa e ao maciço da Tijuca.
Projeto: Estúdio Guanabara
Projeto de Paisagismo: Embyá Paisagens e Ecossistemas
Projeto de Estrutura: Rodrigo Affonso
Construtora: A+ obras
Localização: Lagoa, Rio de Janeiro
Ano do projeto: 2013-2017
Categoria: Projeto de arquitetura
Fase: Obra finalizada