CASA ZUZU ANGEL

A partir do desejo de preservar a memória da moda do Brasil, tendo como seu ícone o trabalho de Zuzu Angel, nasce a proposta da Casa Zuzu Angel de Memória da Moda do Brasil. Sua implantação se dará em uma residência histórica localizada na Usina da Tijuca, no Rio de Janeiro.

As principais ações para a realização deste centro de referência de moda serão: a adequação de seus espaços existentes e a construção de novos edifícios complementares. Abrigará um programa variado e interativo, incluindo espaços de exposição, salas de aula, biblioteca, acervo, atividades Atêxteis e residência para pesquisadores.

A pele, feita de chapa metálica perfurada. Este material assume um papel de costura entre a nova arquitetura e a histórica. A possibilidade de usá-lo com diferentes graus de opacidade permite uma flexibilidade desejável para ser usado como fechamento de diferentes compartimentos. Além disso, propõe-se que nesta chapa seja impresso uma das estampas criadas por Zuzu Angel.

A chapa é usada na circulação de forma bastante transparente, enquanto no acervo de indumentária, opaco, sendo recoberto por trás com camadas isolantes térmicas.

O museu-escola foi pensado como local de aprendizado constante, suas áreas técnicas, destinadas à restauração de têxteis, foram concebidas para serem completamente devassadas. Desta forma, o visitante pode compreender as diversas etapas envolvidas no processo de conservação do acervo.

FICHA TÉCNICA

Projeto: Estúdio Guanabara

Projetos complementares: Astorga Arquitetura, MCM Engenharia, Sygmatekfire

Construtora: Studio G

Local: Usina, Rio de Janeiro

Área: 1.900,00  m²

Ano: 2014

Categoria: projeto de arquitetura - arquitetura institucional, museu

Veja também