Desde 2014, o Estúdio Guanabara tem sua sede na Goma, associação interdisciplinar de empreendedores sociais.
Procurando viabilizar a ocupação dos sobrados da Gamboa, que em 2013 não tinham nem mesmo telhado, os associados organizaram um plano de financiamento coletivo interno da casa. No MVP, propomos a construção de uma infraestrutura mínima, a partir da qual os residentes iriam imprimir seus gostos e desejos nos espaço que ocupariam.
No início de 2017, decidimos mudar a cara do nosso espaço na casa, com o desafio de investir apenas 5 mil reais em uma reforma que não durasse mais que um dia. Dito e feito. Depois de realizar o projeto, fizemos um planejamento minucioso e investimos em marcenaria e peças industrializadas de fácil montagem.
A proposta foi deixar tudo branquinho, em oposição à estética da casa, com seus grafites e paredes sem acabamento. Na parede de fundo criamos um grande painel em Eucatex branco perfurado, onde fixamos projetos, penduramos bolsas, lembretes, cronogramas.
Escolhemos como mobiliário a mesa Trena, criação do Estúdio para outras empresas da Goma. Originalmente com pé em metalon pintado de preto e tampo em compensado, foi repaginada para integrar o novo espaço com o tampo em branco e os pés em amarelo limão.
Para dar um toque especial, criamos uma pequena área de estar junto à sala de reunião, com nossos bancos ripas e luminária Traço, feitos em parceria com a Parquet Nobre nos anos de 2013 e 2015.
Projeto: Estúdio Guanabara
Local: Goma, Rio de Janeiro
Área: 20 m²
Ano: 2017
Categoria: Projeto de arquitetura
Fase: Obra finalizada